• Andresa Forster

Medo: consciência ou prisão?

Na medicina chinesa, o medo é um dos sentimentos naturais, ligados aos meridianos do Rim e da Bexiga. E, de modo geral, o medo é algo positivo, que nos garante a sobrevivência - talvez essa seja a sua principal função.


Por causa dele, aprendemos a olhar dos dois lados antes de atravessar a rua, desenvolvemos todas aquelas precauções que nos são faladas antes de cada decolagem dos aviões, criamos os cintos de segurança, as vitaminas, e por aí vai...


Mas algumas vezes esse medo pode passar dos limites. Quando você deixa de fazer aquilo que necessita, ou que lhe da prazer, por medo. Aí você se isola. E, sem haver uma real necessidade para isso, sem um porquê, você começa a se sentir mal. Sem perceber, vai deixando de falar com as pessoas, deixando de brindar e comemorar a vida. Até mesmo por telefone, nas conversas digitais, só fala do pior, vestindo uma máscara de precaução. Mas só pensa no pior, espera pelo pior, e aí... o pior acontece. E então poderá dizer que mesmo fazendo tudo o que fez para se precaver, o pior aconteceu; poderá dizer que você já sabia.


Sim, você venceu. O seu mundo, esse que você enxerga com as suas lentes, realmente é um lugar perigoso. Você se preparou para todo esse perigo, assim como um exército se prepara para a guerra. Até que acontece.


Perceba qual caminho você está escolhendo, perceba como é o mundo que você está focando com as suas lentes. E siga vivendo. Não alheio ao que está ocorrendo no mundo, mas também não como um pessimista, que só torce e espera pelo pior.


Se neste momento, você tem a opção de ficar em casa, busque o melhor dessa situação. E faça isso em todos os momentos da sua vida. Se você está saindo para trabalhar, também busque o melhor dessa situação. Se você está em casa, sem trabalho e sem perspectivas, busque o que poderia fazer hoje, como poderia apoiar os outros ou a si mesmo. Talvez seja o momento de se reinventar, talvez de se atualizar, talvez de se cuidar. Busque o seu caminho.


E olhe para o seu medo... como ele está? Ele lhe ensina as precauções deste momento (lave as mãos!) ou ele toma conta da sua vida e lhe paralisa?


#BemEstarZen #PenseSintaExperimente #Autoconhecimento #Escolhas #Medo #Covid-19 #Thetahealing #BarrasdeAccess #Acupuntura #FloraisdeBach #Reiki


  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon